7º - ano - Nosso Bairro, nossa história
Tema para produção de um blog: Nosso bairro, nossa história
Objetivo: Trabalhar a Língua escrita com prática de produção de textos.
Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
Meditar no texto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11653/cortinastempo.swf
Coletando Histórias...
Divida a turma em trios e proponha que façam entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Peça que durante as entrevistas consigam emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes.
Oriente que se forem fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".
Organizando as Histórias...
Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes. Lembre seus alunos sobre a importância de citar as fontes de informação!
No laboratório de informática da escola, usando um scaner, digitalizem as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto e fotografem os objetos. Salvem as imagens em formato jpg .
Ajude os alunos a pensarem sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas.
Objetivo: Trabalhar a Língua escrita com prática de produção de textos.
Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
Meditar no texto: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11653/cortinastempo.swf
Coletando Histórias...
Divida a turma em trios e proponha que façam entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem, construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Peça que durante as entrevistas consigam emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes.
Oriente que se forem fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".
Organizando as Histórias...
Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente a partir das histórias dos depoentes. Lembre seus alunos sobre a importância de citar as fontes de informação!
No laboratório de informática da escola, usando um scaner, digitalizem as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto e fotografem os objetos. Salvem as imagens em formato jpg .
Ajude os alunos a pensarem sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas.
Comentários
Postar um comentário